Entre os novos recursos estão ferramentas com foco em criadores de conteúdo, como colaborações (collabs) entre perfis, aumento de duração das lives e de vídeos do reels

O Instagram trouxe algumas novidades que podem facilitar a vida de quem cria e posta conteúdos na rede social. As ferramentas com foco em criadores de conteúdo, como colaborações (collabs) entre perfis, novidades para o reels, possibilidade de fazer postagens a partir de computadores desktop, menu IGTV que deixou de existir e aumento da duração de lives são algumas delas.

Confira abaixo as novas funções e como usar.

Publicação de fotos e vídeos pelo computador

Com o lançamento, os usuários poderão postar fotos e vídeos com até 1 minuto de duração. O recurso é parecido com a versão do aplicativo para celular e permite selecionar proporções, aplicar filtros e usar parâmetros básicos de edição. Para usar, acesse a versão web do Instagram (www.instagram.com), faça seu login e em seguida clique em “selecionar no computador” para escolher foto ou vídeo.

Depois, escolha o formato que você prefere (1:1, 9:16 ou 16:9) e siga para o editor em que você pode aplicar os filtros ou fazer outros ajustes na imagem.

Coloque a legenda, adicione a localização (opcional). Além disso, em “configurações avançadas” é possível desativar os comentários nas fotos. Depois clique em avançar para publicar.

Colaboração entre usuários

Outro recurso interessante é o “Colaborações” (Collabs). A funcionalidade permite que duas pessoas sejam creditadas como coautoras de um mesmo conteúdo no reels ou feed. Ao postar um conteúdo, o usuário pode marcar outro perfil como “coautor” e convidar para aparecer como colaborador. Assim que a pessoa aceitar, o conteúdo vai aparecer no perfil de ambas as contas.

Mudança no link dos stories

Fim do “arrasta para cima” nos stories! A novidade é o chamado “Link Sticker” em que o link estará em uma figurinha clicável que deve ser adicionada ao stories.

O objetivo da mudança é facilitar o usuário, já que nem todo mundo conseguia executar a ação do “arrasta para cima”. Em contrapartida, as figurinhas já são bastante populares e tornam a experiência muito mais fácil, tanto para quem cria, quanto para quem clica.

O criador de conteúdo tem o desafio de colocar esse link de forma atrativa e visível no stories, para que seus seguidores cliquem nessa figurinha.

Link no stories para todos

Outra grande alteração é a democratização dos links nos stories. Antes, apenas contas com mais de 10 mil seguidores tinham a possibilidade de adicionar links. Com a nova atualização, essa função passa a ser permitida para todos.

Ótima notícia para os microinfluenciadores que podem usar esse recurso nos seus stories para levar sua audiência para um site, loja virtual etc.

Fim do IGTV

Antes o IGTV tinha um feed paralelo que ficavam os vídeos postados. Agora que deixou de existir, todos eles vão diretamente para o feed principal. Nos perfis agora há a aba do feed, a aba do reels, e a aba dos vídeos em que podem ser encontrados todos os vídeos postados, independente do tamanho e duração que ele tenha.

Fim dos compartilhamentos

A mudança já anunciada, mas que ainda não foi efetivada em todos os perfis, é o fim do compartilhamento dos posts. Antes podíamos clicar no aviãozinho e compartilhar em nossos stories. Com a nova atualização, essa função vai deixar de existir. A ideia é que o conteúdo do feed fique no feed e dos stories, nos stories.

Painel profissional 

Essa funcionalidade está disponível para contas comerciais e criadores de conteúdo. Nele, é possível acessar diversas métricas com insights e tendências baseadas na performance da conta. Ao acessar sua conta, essa funcionalidade fica no topo do perfil.

Aba de “excluídos recentemente”

Você já passou pelo desespero de apagar, sem querer, uma foto ou vídeo no Instagram? A nova aba de “excluídos recentemente” vai te socorrer em situações como essa.

Acesse Configurações > Conta > Excluídos recentemente e você terá acesso a uma biblioteca com todos as suas fotos, vídeos, stories, IGTV e reels recentemente deletados. Os conteúdos ficam nessa pasta por 30 dias.

Lives com até 4 participantes

Antes o recurso permitia a participação de apenas duas pessoas, mas a novidade é que agora é possível fazer uma transmissão ao vivo com até 4 participantes. A funcionalidade é perfeita para interagir com os seguidores.

Integração do Direct com o Messenger

Com a atualização, é possível interagir com amigos/seguidores das duas redes sociais sem que seja necessário alternar entre os aplicativos. Para realizar a atualização, os usuários do Instagram devem acessar o Direct e tocar no botão “atualizar” que aparecerá junto a um aviso na tela, permitindo a integração das plataformas.

Remix do reels

A função permite que criadores produzam conteúdo com base em vídeos gravados por outras pessoas.

Para acessar a função, abra o aplicativo do Instagram e clique no ícone do reels. Escolha um vídeo, clique nos três pontinhos e selecione a opção “Remixar esse vídeo do reels”. Aí, é só deixar a criatividade te levar.

Desabilitar áudio e vídeo durante lives 

A função permite que o áudio e a câmera sejam desativados durante uma transmissão ao vivo. O recurso garante mais privacidade aos participantes. O usuário que desabilitar a câmera terá apenas sua foto de perfil exibida, assim como acontece em outros aplicativos de videochamadas.

Legenda automática nos stories (em breve no Brasil)

Outra novidade é o sticker de legenda automática para stories! Por enquanto, o recurso está disponível apenas em países de língua inglesa.

Funciona da seguinte forma: depois de gravar um Story, o usuário seleciona o sticker de legenda automática e a ferramenta faz o reconhecimento das falas e cria uma legenda sincronizada ao vídeo na mesma hora.

Também é possível ajustar o tamanho e a fonte das letras, além de corrigir palavras ou frases capturadas com algum erro.

Aumento de tempo de vídeos para o reels

O tempo de exibição para o reels passa a ter duração máxima de 60 segundos. Basta acessar a tela de criação de um novo reels e tocar no botão de duração. Depois, é só selecionar a opção de 60 segundos.

Tempo de duração da live aumentou

O Instagram aumentou o tempo de duração da live para o limite de 4 horas. O novo limite de transmissão ao vivo está disponível para todos os usuários de Android e iPhone (iOS) em todo o mundo. A única restrição para atingir esse tempo máximo é que os perfis não podem ter histórico de violação das políticas da comunidade.

Lives agendadas

Agora, os criadores de conteúdo poderão trabalhar melhor suas transmissões ao vivo e gerar expectativa com o agendamento prévio de até 90 dias, o compartilhamento de novidades sobre a live e a configuração de lembretes para o usuário.

O agendamento de lives será disponibilizado para todos os perfis de forma gradual ao longo dos próximos dias. Feito o agendamento, será possível compartilhar o conteúdo diretamente com os seguidores nos stories e como posts no feed.

Selos para vender no Instagram

O Instagram começou a liberar nas contas de grandes influencers no final de 2020 a opção de monetizarem com as lives. A liberação para outras contas está sendo por etapas. Então, não fique chateado se a sua conta ainda não ter essa opção.

Para ativar o recurso “selos” você precisa ir em Configurações > Empresa > Selos.

Se a opção ‘Selos’ estiver disponível, você está habilitado para monetizar as suas lives. Então você clica no ‘selos’ e faz o seu cadastro.

Caso o ‘selo’ não esteja aparecendo, é necessário aguardar a liberação do Instagram para sua conta.

O pagamento será de 100% do valor e direto na conta do criador. O cadastro do banco pode ser para pessoa física, basta apenas o CPF.

9.860 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *