A comunicação no ambiente de trabalho é essencial para o bom funcionamento da organização e na melhora da produtividade do funcionário. É realizada por meio de diversas ferramentas que procuram manter todos os colaboradores por dento do que está acontecendo na empresa como missão, valores, planejamento estratégico e operacionais.

Para a Coordenadora de Desenvolvimento Organizacional Rachel Silva Negreiros, da empresa Magna Sistemas “a importância dos canais de comunicação interna com colaboradores significa pensar na qualidade, crescimento e manutenção do negócio. O objetivo da comunicação é assegurar transparência, alinhamento e propósito”, reforça. A ação realizada com o público interno afeta diretamente o público externo, e por isso, promover o diálogo com o colaborador torna o clima da organização saudável, sem falhas na comunicação, valorizando o engajamento de todos no andamento dos negócios.

Seja claro e objetivo

Para uma comunicação assertiva, analise como irá transmitir a mensagem. Escolha o canal adequado conforme seu público interno para que a informação seja assimilada. Cada empresa tem que estudar e encontrar a melhor forma, de acordo com o perfil dos seus funcionários. Para Rachel, a comunicação é importante mas depende do conjunto das ações da empresa. “Os canais são reinventados diariamente, mas não funcionam sem processos, sistemas, acesso e clareza de linguagem”, comenta.

Há diversas formas de se comunicar com seu colaborador. Há empresas que colocam comunicados em murais, outras têm intranet para o funcionário, e-mail, chat interno, TV corporativa etc. Não importa a forma e nem o tamanho da empresa, o importante é manter essa rotina como parte estratégica do negócio. A boa comunicação influencia no relacionamento entre a organização e os colaboradores, permitindo alta performance nos resultados, engajamento de pessoas e equipes.

Erros que devem ser evitados na comunicação interna

Deixar de fazer o comunicado no momento adequado pode trazer ruídos no relacionamento entre empresa x colaborador. Por exemplo, o funcionário fica ciente de uma mudança importante na empresa por terceiros, tendo a possibilidade da informação não ser a correta ou estar distorcida, o famoso boato. Outro erro é achar que a informação se encerra quando o colaborador recebe a mensagem. É importante criar formas de receber retorno. O feedback é importante para analisar o impacto da informação para a estratégia da organização, além de avaliar o sentimento e compreensão de seu público com relação ao conteúdo abordado.