O podcast é uma mídia de transmissão de áudio, parecido com um programa de rádio. A diferença é que ele pode ser ouvido quando você estiver no trânsito, na academia, fazendo o jantar ou em qualquer outro lugar ou situação. Esses áudios são distribuídos por sites ou aplicativos para celular. Basta acessar o site ou aplicativo, clicar no play para ouvir ou baixar a edição desejada.
Atualmente os agregadores, serviços que permitem organizar e ouvir os podcasts facilitam a vida dos ouvintes. Os smartphones da Apple, por exemplo, já vêm com um programa nativo que oferece acesso aos podcasts selecionados pelos usuários, mas muitos aplicativos também oferecem o serviço. Segundo o presidente Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) Kellen Bonassoli, em entrevista para o site da Abpod, “Houve muita mudança no cenário de podcast no Brasil de 2018 para 2019. Os serviços de streaming como Spotify, Deezer e o próprio Google entraram com muita intensidade no negócio. Além disso, grandes veículos de comunicação de massa começaram a investir pesado nos aplicativos de áudio”, disse.
A popularização do conceito no Brasil é recente. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope em janeiro de 2019, dos 120 milhões de internautas brasileiros, 50 milhões já ouviram esses programas de áudio e, desses, 16 milhões acompanham diariamente. Números da Deezer apontam que o consumo de podcast subiu 177% em 2019 somente no Brasil e o tempo de escuta cresceu 130% em 2018 e mais 40% de janeiro a setembro de 2019.
Como fazer um podcast?
Por meio de planejamento e construção de conteúdo editorial, as empresas também podem criar conteúdos de áudio para explorar nos canais internos de comunicação dentro da organização ou para seu público externo também.
Preparação: defina seu público-alvo para saber qual vocabulário utilizar (linguagem simples, formal ou informal). Defina um tema e a forma que será contada: entrevista, debate, informativo entre outros. Após o tema, faça um checklist de todo o episódio. Defina se haverá convidados que participarão do podcast ou será locução de uma única pessoa. É importante também definir a frequência das publicações para fidelizar seu ouvinte.
Tenha uma página ou crie uma landpage para inserir seu podcast, ou faça isso via os aplicativos personalizados para receber os conteúdos de áudio.
Definido o planejamento de periodicidade de publicação, tema e participantes, é hora de criar o roteiro. Nele, você pode definir a vinheta de abertura, apresentação dos locutores e convidados, falar sobre o tema, vinheta de encerramento etc.
Gravação: escolha um ambiente confortável e silencioso com boa acústica. Além do ambiente, microfone profissional também traduz uma ótima qualidade de áudio. Atente-se ao isolamento acústico para evitar ruídos externos.
Edição: antes de editar, faça um backup do arquivo original. Você pode utilizar o programa Audacity, que é um software livre profissional disponível para Windows, Linux e Mac. Com ele você faz os seguintes ajustes: “amplificar”, “redução de ruído”, “compressor” para nivelar os picos altos e baixos, “normalizar” para aumentar os picos de áudio sem perder qualidade e “equalização” para ajustar os graves e agudos.
Publicação: para publicar você precisa de um lugar para hospedar seu conteúdo, que são os chamados agregadores de podcasts.
Por conta da crescente demanda, empresas especializadas oferecem o serviço completo para o desenvolvimento de podcasts para empresas, o que profissionaliza o seu conteúdo e entrega ao público final.